sexta-feira, 25 de abril de 2008

Shirley Terezinha da Conceição - produtora

Shirley Terezinha da Conceição

Para Shirley Terezinha da Conceição, que responde pela produção do Balé Teatro Guaíra, trabalhar nas grandes montagens da Companhia não tem segredo. Apesar da correria com os preparativos para o espetáculo, ela não se abala. Está no Departamento de Dança desde 2002 e já participou de inúmeras produções. E mesmo em vésperas de completar 30 anos de trabalho, não perde o humor, está sempre alegre e sorridente. “Sou uma pessoa extremamente feliz. Faço o que gosto e trabalho com pessoas que amo. Os bailarinos são meus anjinhos”, afirma ela.

Na função que desempenha é preciso estar atenta a todos os detalhes.

Toda a organização, como compras de materiais, prazos de entrega de figurinos, preços, contratação de pessoas e tudo o que envolve a produção do espetáculo, passa por ela. “Estou por dentro de tudo, desde a compra de um “prego” que o cenógrafo precisa até a locação de equipamentos”, diz ela.

Quanto às dificuldades na compra de materiais, Shirley fala com conhecimento sobre a diferença que as produções têm hoje. “Antes os cenários eram construídos basicamente em madeira e tecido. Hoje a gama de material disponível no mercado é muito grande e diversificado. Utilizamos ferro, madeira, plástico, acrílico, tecidos entre outros, o que torna o trabalho mais complexo”. Shirley gosta tanto do Teatro Guaíra que veio morar ao lado, só para ficar mais perto. Mas esse amor todo ao Teatro Guaíra começou quando ela era muito pequena, aos 3 anos de idade. Nessa época ela já percorria os bastidores do Teatro Guaíra, pois seu pai, o Sr. Gercino Conceição era porteiro daqui e a irmã Marlene Conceição, foi a primeira camareira do Teatro.

Os colegas de trabalho de seu pai e de sua irmã, tornaram-se amigos e até viajam e passavam as férias juntos. “Eles eram a minha grande família”, afirma. Shirley contou que seu sonho sempre foi trabalhar aqui. Mas percorreu outros cominhos até chegar.

No Teatro Guaíra começou como telefonista, e depois foi trabalhar com o Curso Permanente de Teatro e mais tarde no Departamento de Produção, para em seguida ingressar no Departamento de Dança, onde permanece. Seu dinamismo é surpreendente, durante 15 anos foi manequim modelo e além de atuar, realizou no interior muitos cursos nesta área. Saía de Curitiba, nos finais de semana, após uma semana inteira de trabalho no Teatro Guaíra, e ia para alguma cidade, onde ajudava na realização dos sonhos de muitos jovens que sonhavam em pisar nas passarelas.

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