sábado, 5 de abril de 2008

Figurinos de Romeu e Julieta



O Balé Romeu e Julieta, não é só mais um espetáculo do Balé Teatro Guaíra ou uma apresentação qualquer da Orquestra Sinfônica, trata-se de uma produção gigantesca. Entre bailarinos, músicos, costureiras, bordadores, técnicos, cenógrafos, professores, ensaiadores, iluminadores, etc., são mais de 200 pessoas trabalhando.
Os bailarinos já estão ensaiando desde a metade do ano passado, enquanto costureiras, técnicos, etc., começaram a confeccionar todos os detalhes a partir de fevereiro desse ano.

Todos os quase 100 figurinos foram desenhados por Paulinho Maia. Se juntarmos aos figurinos, as meias, os saiotes, os chapéus, as luvas, etc., temos mais ou menos 300 peças. Cada um dos 30 bailarinos da companhia usa em média 3 a 4 roupas diferentes durante o espetáculo. O personagem com o guarda-roupa mais recheado é a mãe da Julieta, Sra. Capuleto, que troca de roupa cinco vezes durante toda a apresentação.

No total são 10 profissionais que trabalham diariamente na preparação dos figurinos: 2 costureiras do Teatro, 6 contratadas especialmente para essa produção e 2 bordadores. Os bordados são feitos miçanga por miçanga, lantejoula por lantejoula, pregados um a um pelos talentosos artistas, Marcos Mota e Marco Rodrigues. “Para mim, que há 30 anos faço bordados, este trabalho está sendo a realização da minha vida”, diz Marcos Mota.

Os cenários foram idealizados por Carlos Kur e Cleverson Cavalheiro. E também estão exigindo um cuidado especial de todos os envolvidos.

Durante todo o tempo, os trabalhadores de cada parte do balé estão em contato. Os detalhes são observados atentamente, pois tudo deve estar em harmonia e agindo sinergicamente no palco. Contribuindo assim, para a criação do ambiente mágico e grandioso desse espetáculo.

Nenhum comentário: