terça-feira, 15 de abril de 2008

Carlos Kur - criador de iluminação

Carlos Kur

Carlos Kur, platéia pelo conjunto de elementos cênicos. Ela complementa a linguagem do espetáculo. Deve agregar novos elementos ao conjunto que se pretende transmitir ao público.” Segundo Kur, as marcas e cores das luzes são que fez a criação da luz em parceria com Cleverson Cavalheiro, fala da importância da luz na concepção do espetáculo, citando o primeiro versículo do Gênesis da Bíblia: “Deus disse: “Haja luz” e houve luz. Deus viu que a luz era boa...”. “É a luz que dará a visibilidade de tudo que se fez para o resultado final da montagem e o encantamento dos responsáveis pelo “clima” do espetáculo. Ela atua diretamente no referencial psicológico de cada espectador, provocando em cada um reações diferentes, fruto da própria experiência individual com as cores.

Lembra que a evolução técnica dos equipamentos, que hoje são mostrados a todo momento em grandes shows, fazem com que o público torne-se cada vez mais exigente no que diz respeito à iluminação. “Ninguém mais aprecia um espetáculo que não tenha uma luz bem elaborada. Faz parte da expectativa de quem vai a um espetáculo.”, afirma ele.

Considera ainda a evolução técnica dos equipamentos, que vem ampliando o leque de opções para os técnicos em iluminação. As ferramentas hoje existentes são de excelente qualidade e possibilitam escolher o que é mais adequado. Por outro lado, o técnico é quem é o artista. Essas ferramentas apenas irão reproduzir o que foi criado. Há, portanto, que se utilizá-las de forma adequada.

Uruguaio, radicado no Brasil há muitos anos, Carlos Kur, que por muitos anos foi o Chefe da equipe Técnica do Teatro Guaíra, conta que assistiu a onze récitas do balé Romeu e Julieta na Ópera de Paris, com a coreografia de Rudolf Nureyev. Apaixonado confesso pela música de Prokofiev, quando assistiu às récitas, disse a si mesmo: “Não posso morrer sem fazer Romeu e Julieta”. Tendo em seu currículo de cenógrafo e iluminador um sem número de óperas e balés, a oportunidade de fazer Romeu e Julieta surgiu agora, realizando assim um antigo sonho.

Durante a montagem é possível ver o entusiasmo dos técnicos envolvidos na montagem, que têm a consciência de que montam um espetáculo para tornar-se inesquecível.

Nenhum comentário: