terça-feira, 15 de abril de 2008

Roupas, trocas e retoques nos bastidores

Rosa Maria Moisés

Entre os vários personagens que fazem parte da equipe que atua nas coxias dos palcos, antes, durante e depois dos espetáculos estão as camareiras. Essas são as responsáveis por ajudar os artistas em todos os ajustes de última hora nas roupas, trocas de figurinos e acessórios e em tantos outros imprevistos que podem surgir durante uma apresentação artística.

Com mais de 30 anos de Teatro Guaíra, Altamira de Oliveira, conhecida como Maria, e a Rosa Maria Moisés são as responsáveis por esse ofício de cuidado e dedicação.

Dona Maria, hoje com 69 anos, conta que é apaixonada por Balé Clássico e que, sempre que pode, trabalha e assiste as apresentações. Durante os 38 anos que já trabalhou no Teatro, 30 foram atuando como camareira. Animada, ela diz que viajou com várias peças de teatro, balés e com a Orquestra. Após três décadas desse trabalho já teve a oportunidade de conhecer artistas como: Irene Ravache, Fernanda Montenegro, Eva Vilma, Ary Fontoura, Almir Sater, Bibi Ferreira, Antônio Fagundes, praticamente todo o elenco de teatro do Paraná e da Orquestra Sinfônica. Além disso, conheceu, tirou fotos e ajudou nos bastidores alguns ídolos seus. Entre eles estão: Roberto Carlos, Xitãozinho e Xororó e Zezé di Camargo e Luciano.
Tendo assistido e trabalhado em uma infinidade de peças diferentes durante toda a sua carreira, dona Maria ainda se lembra das que mais gostou. "Colônia Cecília", do diretor Ademar Guerra, "As bruxas de Salém", do diretor Marcelo Marchioro, "Zumbi" e "Pico na Veia" estão na lista das preferidas da camareira.

Dona Rosa tem um ano a menos do que a companheira e um ano a mais de trabalho como camareira. Hoje com 68 anos, ela trabalha no Teatro há 35 anos. Rosa Maria, também teve o prazer de viajar com balés e com a Orquestra Sinfônica do Paraná, mas nunca com peças de teatro. É também fã de Balé Clássico e adora assistir a shows musicais. Como não poderia ser diferente após 30 anos de trabalho juntas, a lista de famosos com quem já trabalhou é praticamente a mesma da Dona Maria. A camareira conta com orgulho que tem em casa um porta-retrato com a foto que tirou com Roberto Carlos e com Ney Matogrosso, de quem é muito fã, este a chamava de "tia" nos bastidores dos shows.

Em uma das viagens que fez, Dona Rosa era camareira nas filmagens de um filme gravado na Ilha do Mel. Ela lembra que, na ocasião, choveu muito durante todos os dias de gravação e que a comida tinha um gosto terrível, mas que nem por isso a experiência deixou de ser uma lembrança boa. Da mesma forma, não se esquece da peça "Gaiola das Loucas", do diretor Jorge Dória, uma das que mais gostou de trabalhar.

As duas amigas também atuaram nas coxias de muitas peças infantis e óperas ao longo desse anos.

Nenhum comentário: