sexta-feira, 25 de abril de 2008

A dupla dinâmica

Para que um espetáculo chegue ao público é preciso uma série de providências, que vai desde o orçamento para a compra de material até a contratação de pessoal.
A dupla “dinâmica” Shirley Terezinha da Conceição, produtora do Balé Teatro Teatro Guaíra e Anelize Oliveira, coordenadora, são as responsáveis por todas as providências.
Para Shirley Terezinha da Conceição, que reponde pela produção do Balé Teatro Guaíra, isto não tem segredo. Apesar da correria com os preparativos na produção de um espetáculo, ela não se abala. Está no Departamento de Dança desde 2002 e já fez inúmeras produções. E mesmo em vésperas de completar 30 anos de trabalho, não perde o humor, está sempre alegre e sorridente. “Sou uma pessoa extremamente feliz. Faço o que gosto e trabalho com pessoas que amo. Os bailarinos são meus anjinhos”, afirma ela.

Na função que desempenha é preciso estar atenta a todos os detalhes. Toda a organização, como compras de materiais, prazos de entrega de figurinos, preços, contratação de pessoas e tudo o que envolve a produção do espetáculo, passa por ela. “Estou por dentro de tudo, desde a compra de um “prego” que o cenógrafo precisa até a locação de equipamentos”, diz ela.

Quanto às dificuldades na compra de materiais, Shirley fala com conhecimento sobre a diferença que as produções têm hoje. “Antes os cenários eram construídos basicamente em madeira e tecido. Hoje a gama de material disponível no mercado é muito grande e diversificado. Utilizamos ferro, madeira, plástico, acrílico, tecidos entre outros, o que torna o trabalho mais complexo”.

Shirley gosta tanto do Teatro Guaíra que veio morar ao lado, só para ficar mais perto. Mas esse amor todo ao Teatro Guaíra começou quando ela era muito pequena, aos 3 anos de idade. Nessa época ela já percorria os bastidores do Teatro Guaíra, pois seu pai, o sr. Gercino Conceição era porteiro daqui e a irmã Marlene Conceição, foi a primeira camareira do Teatro. Os colegas de trabalho de seu pai e de sua irmã, tornaram-se amigos e até viajam e passavam as férias juntos. “Eles eram a minha grande família”, afirma.

Shirley contou que seu sonho sempre foi trabalhar aqui. Mas percorreu outros cominhos até chegar. No Teatro Guaíra começou como telefonista, e depois foi trabalhar com o Curso Permanente de Teatro e mais tarde no Departamento de Produção, para em seguida ingressar no Departamento de Dança, onde permanece.

Seu dinamismo é surpreendente, durante 15 anos foi manequim modelo e além de atuar, realizou no interior muitos cursos nesta área. Saía de Curitiba, nos finais de semana, após uma semana inteira de trabalho no Teatro Guaíra, e ia para alguma cidade, onde ajudava na realização dos sonhos de muitos jovens que sonhavam em pisar nas passarelas. Anelize Oliveira
Companheira da Shirley nas empreitadas com o Balé Teatro Guaíra, e sua amiga de infância, ela é a coordenadora do Departamento. Também já está acostumada com a correria das grandes produções.

Trabalha com o Balé há 13 anos e está há 17 no Teatro Guaíra. Sempre comprometida com o trabalho e disposta, não perde a paciência mesmo nas horas de sufoco. Ela diz que trabalhar com os bailarinos não tem rotina. “Eles são auto -astral”, afirma ela. Também começou a se apaixonar pelo Teatro Guaíra aos 2 anos de idade quando vinha com sua mãe, a sra. Altamira de Oliveira, camareira, que está em vias de aposentar-se.

Mas antes de ir para o Departamento de Dança, ela exerceu outras funções como telefonista entre outros.
A paixão pelo Balé, faz com que ela esqueça o cansaço. Tem hora para chegar, mas para sair, nem sempre.

Durante as grandes produções, como em Romeu e Julieta, ela fica sempre atenta à tudo. É preciso estar disponível, no mínimo 12 horas por dia.

Casada e com dois filhos, um garoto de 15 anos e uma menina de 10, ela divide a tarefa de cuidar das crianças com a sua sogra que cuida deles enquanto ela cuida dos bailarinos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Acreditamos que atrás de uma grande obra, há sempre uma estrutura firme e competente. Parábéns à dupla e staff do Guaíra!