segunda-feira, 5 de maio de 2008

Sobre William Shakespeare

WILLIAM SHAKESPEARE (23.04.1564 - 23.04.1616)

O maior dramaturgo de todos os tempos, William Shakespeare, nasceu em 23 de abril de 1564, na cidade de Stratford-on-Avon, Inglaterra. Sua vida e sua obra têm sido objeto de estudo das mais diversas instituições acadêmicas e científicas de todo o planeta, sem que se tenha, contudo, informações absolutamente precisas sobre elas. Sobre sua infância, por exemplo, sabe-se apenas que foi passada em sua cidade natal e que é filho de John Shakespeare, um bem-sucedido comerciante de lãs e sub-prefeito de Straford, e Mary Arden, filha de um rico proprietário de terras. William foi o terceiro filho do casal que tinha uma prole de oito. William acabou por tornar-se o mais velho, diante do falecimento prematuro dos dois irmãos que o precederam.

Muitos biógrafos sustentam que Shakespeare teve sua educação iniciada em uma excelente escola. Mas, na década de 1570, seu pai experimentou um declínio econômico, tendo consequentemente um desagradável descenso na sociedade, sendo obrigado a tirá-lo da escola. Acredita-se que Shakespeare tenha trabalhado desde muito cedo para ajudar a família, aprendendo, inclusive o abate de animais e o corte de carne bovina. A partir daí, apesar de sempre ter-se dedicado à literatura, não realizou estudos sistemáticos.

Era profundo conhecedor do latim, do grego e do inglês. Além disso, sua obra revela seus conhecimentos da Bíblia, de Homero, de Sêneca e dos grandes renascentistas italianos.

Casou-se com Anne Hathaway, oito anos mais velha que ele. O casamento aconteceu em 1582, quando Shakespeare tinha 18 anos. Anne era filha de um abastado agricultor, o que faz com que alguns biógrafos sustentem que sua intenção era ter uma vida mais confortável ao lado de uma esposa rica. O casal teve três filhos: Susanna, em 1583, e o casal de gêmeos Hamnet e Judith, em 1585. Há especulações que o casamento teria sido forçado pelo clã dos Hathaway, visto que ao se casarem ela já estava grávida. Anne aparece em alguns dos escritos de Shakespeare. No entanto, pouco se sabe sobre sua vida.

Em 1587, Shakespeare viaja sozinho para Londres e dispende todas as suas economias em estalagens, tabernas e teatros. Sobrevive com um emprego de guardador de cavalos, em frente ao teatro de James Burbage, O Globe Theater. Há notícias que nessa época envolveu-se com uma companhia teatral, trabalhando como ator e adaptador de textos.

Mas só existem informações mais concretas a partir de 1591, quando escreve sua primeira obra: “Henrique IV”, seguindo-se algumas de suas obras mais conhecidas como “A Megera Domada”, “Sonho de Uma Noite de Verão” e Romeu e Julieta”.

Neste tempo, a inglaterra vivia os tempos de ouro do reinado da rainha Elizabeth I. Foi o período do teatro elisabetano, de grande importância e que gosava de elevado prestígio entre a nobresa da Inglaterra. O teatro não era apenas assistido, era também lido. As companhias mandavam imprimir os textos e os vendiam. O crescente público leitos fazia com que as peças se tornassem bastante conhecidas.

Prolífero dramaturgo, passou a gozar de elevado prestígio na corte, experimentando grande popularidade o que lhe trouxe em conseqüencia prosperidade financeira.

Por causa peste que assolou a Inglaterra em 1593 e 1594 os teatros foram fechados e Shakespeare escreve “Vênus e Adônis” e “A Violação de Lucrécia” e as dedica a seu amigo e protetor, o conde Southampton, que o havia auxiliado com considerável quantia em dinheiro. A moda dos sonetos estava no apíce na Inglaterra e Shakespeare publicou seu volume de “Sonetos”. Tornou-se um homem rico, sócio do Globe Theater. O teatro não possuía cortina e os personagens que morriam em cena eram retirados por soldados.

O elenco era formado apenas por homens, sendo os papéis femininos representados pelos mais jovens. Talvez este fato colabore para algumas especulações que se fazem sobre a sexualidade do dramaturgo.

Em 1601, seu grande amigo e protetor, o conde Essex, foi executado. Shakespeare passa a meditar sobre a fragilidade da existência humana e escreve suas mais belas tragédias: “Hamlet”, “Otelo”, “Rei Lear”, “Macbeth”, “Tróilo” e “Créssida”. Contudo, escreve ainda comédias e dramas históricos: “As Alegres Comadres de Windsor”, “Timão de Atenas”, “Cimbelino”, “Contos de Inverno” e “A Tempestade”.

Retornou a Stratford-on-Avon, em 1610, desligando-se do Globe Theater, e escreveu sua última obra prima: “Henrique VIII”.

William Shakespeare morreu em 23 de abril de 1616, no dia de seu aniversário. Seus restos mortais foram sepultados na Holy Trinity Church em Stratford-up-Avon. Uma estátua em pose de literário ornamenta seu túmulo. Todo ano, no dia de seu aniversário, a pena que fica na mão direita da estátua é substituída por uma nova. Havia um costume na época de Shakespeare de se esvaziar as mais antigas sepulturas para abrir espaço para as novas. Por isso, há um epitáfio em sua lápide, que anuncia a maldição a quem tocar em seus restos mortais: “Bom amigo, por Jesus, abstenha-se de profanar o corpo aqui enterrado. Bendito seja o homem que respeite estas pedras, e maldito o que remover meus ossos.”

Fonte: Site Teatro Guaíra, por César Fonseca

Nenhum comentário: