segunda-feira, 5 de maio de 2008

Último Dia do Espetáculo Romeu e Julieta.

O balé Romeu e Julieta, apresentado pelo Balé Teatro Guaíra e pela Orquestra Sinfônica do Paraná, tem neste domingo (04 de maio de 2008) a última apresentação desta temporada. A montagem vem alcançando grande sucesso junto ao público. Existem ainda poucos ingressos para esta última récita, que podem ser adquiridos diretamente nas bilheterias do Teatro Guaíra ou pela Internet. As bilheterias funcionarão neste domingo a partir das 16h00.

A montagem do balé Romeu e Julieta, com o Balé Teatro Guaíra e com Orquestra Sinfônica do Paraná, vem alcançando grande sucesso junto ao público, que tem lotado toas as apresentações. O balé composto por Sergei Prokofiev, baseado na obra de William Shakespeare, tem sido dançado pelas mais importantes companhias de balé do mundo todo. A complexidade da sua música fez com que no final dos anos trinta do século XX, dois grandes balés russos, o Kirov e o Bolshoi, não aceitassem estreá-lo, só o incorporando a seus repertórios após a sua estréia de grande sucesso pelo Balet de Brno, da Tchecoslováquia (atual República Checa), em 1938. Até os nossos dias, somente os elencos de balé de primeira categoria têm montado o balé Romeu e Julieta, diante da complexidade de se realizar o espetáculo de qualidade que a criatividade e variedade de ritmos e a magistral orquestração da música de Prokofiev exigem.

Em 23 de abril de 2008, o Centro Cultural Teatro Guaíra, reunindo seus dois principais corpos estáveis: O Balé Teatro Guaíra e a Orquestra Sinfônica do Paraná, estreou o balé Romeu e Julieta do compositor russo Sergei Prokofiev, baseado no drama de William Shakespeare.

A história de Romeu e Julieta, que tornou-se o signo do amor através dos séculos, teve toda sua magia transposta para a música por Prokofiev, que criou uma obra que tem percorrido o mundo na interpretação das mais importantes companhias de dança, alcançando os mais calorosos aplausos das mais variadas platéias.

Romeu e Julieta é a primeira tragédia escrita por Shakespeare e é a história de amor por excelência. A história é construída sobre uma gama fantástica de sentimentos: o amor, a rivalidade, o destino e a morte são seus principais elementos, que Prokofiev conseguiu traduzir magistralmente em música.



A montagem do Teatro Guaíra foi coreografada por Luiz Fernando Bongiovanni, natural da cidade de São Paulo e que já havia criado para o Balé Guaíra a obra “Caixa de Cores”, em 2005. Os cenários e iluminação foram criados por Carlos Kur, uruguaio de Montevidéu, radicado há muitos anos em Curitiba, tendo em seu currículo uma longa listas de trabalhos criados para o Teatro Guaíra em óperas e balés; e Cleverson Cavalheiro, nascido em Curitiba e ligado à equipe técnica do CCTG há muitos anos. Os figurinos foram criados pelo também curitibano Paulinho Maia, detentor de vários prêmios regionais e nacionais como figurinista.

A regência da Orquestra Sinfônica do Paraná é do maestro italiano Andréa Di Mele, que foi convidado para o evento por ser especialista na música de Prokofiev.

Fonte: Site Teatro Guaíra

Nenhum comentário: