A montagem do balé Romeu e Julieta, com o Balé Teatro Guaíra e com Orquestra Sinfônica do Paraná, vem alcançando grande sucesso junto ao público, que tem lotado toas as apresentações. O balé composto por Sergei Prokofiev, baseado na obra de William Shakespeare, tem sido dançado pelas mais importantes companhias de balé do mundo todo. A complexidade da sua música fez com que no final dos anos trinta do século XX, dois grandes balés russos, o Kirov e o Bolshoi, não aceitassem estreá-lo, só o incorporando a seus repertórios após a sua estréia de grande sucesso pelo Balet de Brno, da Tchecoslováquia (atual República Checa), em 1938. Até os nossos dias, somente os elencos de balé de primeira categoria têm montado o balé Romeu e Julieta, diante da complexidade de se realizar o espetáculo de qualidade que a criatividade e variedade de ritmos e a magistral orquestração da música de Prokofiev exigem.Em 23 de abril de 2008, o Centro Cultural Teatro Guaíra, reunindo seus dois principais corpos estáveis: O Balé Teatro Guaíra e a Orquestra Sinfônica do Paraná, estreou o balé Romeu e Julieta do compositor russo Sergei Prokofiev, baseado no drama de William Shakespeare.
A história de Romeu e Julieta, que tornou-se o signo do amor através dos séculos, teve toda sua magia transposta para a música por Prokofiev, que criou uma obra que tem percorrido o mundo na interpretação das mais importantes companhias de dança, alcançando os mais calorosos aplausos das mais variadas platéias.Romeu e Julieta é a primeira tragédia escrita por Shakespeare e é a história
de amor por excelência. A história é construída sobre uma gama fantástica de sentimentos: o amor, a rivalidade, o destino e a morte são seus principais elementos, que Prokofiev conseguiu traduzir magistralmente em música.A montagem do Teatro Guaíra foi coreografada por Luiz Fernando Bongiovanni, natural da cidade de São Paulo e que já havia criado para o Balé Guaíra a obra “Caixa de Cores”, em 2005. Os cenários e iluminação foram criados por Carlos Kur, uruguaio de Montevidéu, radicado há muitos anos em Curitiba, tendo em seu currículo uma longa listas de trabalhos criados para o Teatro Guaíra em óperas e balés; e Cleverson Cavalheiro, nascido em Curitiba e ligado à equipe técnica do CCTG há muitos anos. Os figurinos foram criados pelo também curitibano Paulinho Maia, detentor de vários prêmios regionais e nacionais como figurinista.
A regência da Orquestra Sinfônica do Paraná é do maestro italiano Andréa Di Mele, que foi convidado para o evento por ser especialista na música de Prokofiev.
Fonte: Site Teatro Guaíra
Nenhum comentário:
Postar um comentário