domingo, 18 de julho de 2010

Balé Teatro Guaíra apresenta Romeu e Julieta em Apucarana

O Balé Guaíra apresenta nesta sexta-feira (17), às 20 horas, no Cine Teatro Fênix, em Apucarana, o espetáculo “Romeu e Julieta”. A montagem, que traz um tom contemporâneo, tem a coreografia de Luiz Fernando Bongiovanni, com iluminação e cenários de Carlos Kur e Cleverson Cavalheiro e figurinos de Paulinho Maia.

O papel de Julieta é apresentado pela bailarina Alessandra Lange, e Romeu, por Fábio Valladão, que trazem ao palco a história de amor e intrigas inspirada no romance do dramaturgo inglês Willian Shakespeare, com música de Sergei Prokofiev.

A produção da famosa obra de Shakespeare pela equipe do Guaíra começou em 2007. De lá para cá, muitos ajustes foram feitos em busca da perfeição do movimento de corpo com a música, cores, jogo de cenas, figurinos, iluminação, aliados à trágica e bela história de amor medieval. “Os figurinos, por exemplo, estão sempre sendo adaptados à medida que realizamos os ensaios”, diz o figurinista Paulinho Maia, assim como a iluminação, explica Cleverson Cavalheiro, que junto com Carlos Kur é responsável pelos cenários e o jogo de luzes do balé.

“Romeu e Julieta” é uma promoção e produção do Centro Cultural Teatro Guaíra, com recursos da Lei Rouanet, sob o patrocínio da Sanepar, Peróxidos do Brasil, BRDE, TCP, Furukawa, Munters. Contou com o apoio da Avon Cosméticos, Panificadora Saint Germain, Museu Oscar Niemayer, entre outras instituições e estabelecimentos. “Esta união de interesses em benefício da cultura resultou num trabalho maravilhoso, em que a unidade geral da equipe - técnicos e artistas do Teatro Guaíra – garantiu o sucesso do espetáculo”, afirma a diretora-presidente do Teatro Guaíra, Marisa Villela.

O drama de Shakespeare, que ficou conhecido como sinônimo de amor através dos séculos, teve toda sua magia transposta para a música por Prokofiev, criador de uma obra que tem percorrido o mundo, na interpretação das mais importantes companhias de dança, e aplaudida pelas mais variadas plateias.

A peça Romeu e Julieta foi a primeira tragédia escrita por Shakespeare e é a história de amor por excelência, construída em torno de uma gama fantástica de sentimentos, como o amor, a rivalidade, o destino e a morte, elementos que Prokofiev conseguiu traduzir magistralmente em música.

Apesar de ser considerada verídica, tendo acontecido no início do século XIV, a tragédia de Romeu e Julieta é um tema bastante antigo, encontrando-se em obras da literatura grega história semelhante. Matteo Bandello, um escritor italiano do século XVI, que baseava seus temas em textos antigos, adaptou a história, que foi traduzida para o francês por Pierre de Boisteau de Launay e, posteriormente, transposta para a língua inglesa por Artur Brooke, com o título de Tragical History of Romeo and Juliet, publicada em 1562.

É nesta versão que Shakespeare vai buscar inspiração para sua história, que se tornou uma das mais famosas do mundo. Em 1935, Sergei Prokofiev compôs a primeira versão do balé Romeu e Julieta, por encomenda do famoso Teatro Kirov de Leningrado. O compositor observou fidelidade total ao argumento de Shakespeare, o que desagradou à direção do Teatro. A duração de três horas da obra e o fato de Prokofiev negar-se a compor uma música nos moldes tradicionais e a dar à história um “final feliz”, fez com que o Kirov recusasse o balé. O Balé Bolshoi interessou-se pela obra que, posteriormente, considerou-a “indançável”.

Serviço:Balé Romeu e Julieta – Balé Teatro Guaíra
Local: Cine Teatro Fênix Avenida Curitiba,1215 (Apucarana)
Data: sexta-feira, dia 17
Horário: 20 horas

Fonte: Agência Estadual do Paraná